Valores políticos dos jornalistas do Congresso Nacional

Autores

  • Antônio Teixeira de Barros Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Esplanda dos Ministérios, Brasilia, DF - Brasil http://orcid.org/0000-0002-3061-8202

Palavras-chave:

Jornalismo e política, Parlamento, Valores políticos, Valores profissionais, Congresso Nacional

Resumo

A mídia tornou-se tão importante para a política e o parlamento que o Poder Legislativo brasileiro criou um sistema de comunicação próprio e recrutou mediante concurso público mais de 300 profissionais nos últimos anos, que atuam como servidores públicos, mas com a incumbência de fazer jornalismo político sob a perspectiva da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Cabe perguntar, então: que valores políticos movem esses jornalistas? Esses valores interferem em sua atividade? É com base nessas questões que o artigo apresenta como objetivo analisar esses valores a partir da percepção dos próprios jornalistas. Para tanto foi realizada uma pesquisa com 52% dos profissionais da Câmara e do Senado em 2017, com o intuito de traçar um perfil desses jornalistas a partir de seus valores políticos e profissionais. As principais conclusões indicam convergências nos valores políticos dos dois segmentos profissionais, mas assimetrias na avaliação dos valores profissionais. O contexto político e o modelo de gestão das mídias são os principais fatores que explicam tal assimetria.

Biografia do Autor

Antônio Teixeira de Barros, Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Esplanda dos Ministérios, Brasilia, DF - Brasil

Jornalista com mestrado em Comunicação e doutorao em Sociologia pela UnB. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Publicado

15-04-2019

Como Citar

BARROS, A. T. de. Valores políticos dos jornalistas do Congresso Nacional. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2721. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos