Locução automatizada e o rádio musical: primeiras aproximações

Autores

Palavras-chave:

Rádio musical, Automação, Mercado, Inovação e inteligência artificial

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados iniciais de uma pesquisa que busca compreender o papel da automação de locução através do uso de voz sintetizada sem gravação humana no rádio musical. Discutimos, então, o papel da tecnologia e da automação no rádio para depois nos aproximarmos, através de um olhar teórico, da apresentação de exemplos e da discussão de tendências, deste fenômeno comunicacional. Olhamos para o objeto a partir das discussões de inovação, preponderantemente do debate sobre adoção de inovação apresentado por Rogers (1983).

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, UFOP

Debora Cristina Lopez é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e desenvolve estágio pós-doutoral na UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo (UFOP). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin). É coordenadora adjunta do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

Marcos Resende

Marcos Resende é mestrando em Comunicação (UFOP) e graduado em Jornalismo (UFOP). Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Daniel Borges

Daniel Borges é graduando em Jornalismo (UFOP) e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq. Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (UFOP).

Publicado

15-04-2019

Como Citar

LOPEZ, D. C.; RESENDE, M.; BORGES, D. Locução automatizada e o rádio musical: primeiras aproximações. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2723. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena