Corpo político, implicação, representação: um estudo do blog de Reinaldo Azevedo sobre o caso black bloc

Autores

Palavras-chave:

Biopolítica, Biopoder, Media Digital, Dispositivo de Análise, Análise de Conteúdo

Resumo

O texto apresenta elementos teóricos e conceituais que buscam compreender uma dimensão da estrutura do poder atual evidenciada pela insurgência de formas sociais que visam novas composições. Em um segundo momento, observa a importância dos dispositivos de representação (em especial os media) na constituição de discursos que intensificam ou desaceleram tais formas sociais. Então, é realizada uma análise de conteúdo no blog do Reinaldo Azevedo (veja.com) tanto para organizar os enunciados do texto a partir de suas regularidades como para observar as operações discursivas na representação de protestos black bloc, até então pouco conhecidos pelo público brasileiro. O texto conclui que o discurso do blog obstrui o advento de um corpo social.

Biografia do Autor

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Laboratório de Estudos de Comunicação e Biopolítica (Labbio/CNPq) e autor dos livros A depressão de Lars (Edunicentro, 2015) e Comunidade e Comunicação 1: crise do comum (Appris, 2017), além de artigos em revistas científicas e capítulos de livro. É docente curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro Oeste e atualmente realiza pesquisa pós-doutoral na Scuola Normale Superiore, Pisa.

Publicado

15-04-2019

Como Citar

YAMAMOTO, E. Y. Corpo político, implicação, representação: um estudo do blog de Reinaldo Azevedo sobre o caso black bloc. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2753. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos