Jornalismo Literário: revisão conceitual, história e novas perspectivas

Autores

  • Monica Martinez Universidade de Sorocaba, Pró-Reitoria Acadêmica, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Sorocaba - SP, Brasil

Palavras-chave:

Comunicação. Narrativas. Jornalismo. Jornalismo Literário. Histórias de Vida.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as raízes históricas, as definições, as práticas e os processos do Jornalismo Literário. A principal conclusão é a de que se trata de um campo em construção, cuja riqueza é justamente a pluralidade de vozes. Os resultados do estudo sugerem a necessidade da criação de três pontes. A primeira do campo da Comunicação com outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia, uma vez que o tratamento aprofundado de um texto nessa modalidade pede aportes metodológicos e epistemológicos amplos e consistentes. A segunda é a formação de redes de pesquisadores, uma vez que já há um volume considerável de pesquisas desenvolvidas no país. Finalmente, a terceira ponte seria com a comunidade internacional de pesquisadores dessa corrente, com o objetivo de dar visibilidade aos estudos nacionais.

Publicado

21-12-2017

Como Citar

MARTINEZ, M. Jornalismo Literário: revisão conceitual, história e novas perspectivas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2798. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos