Hibridismos Narrativos: recursos literários na grande reportagem contemporânea

Autores

  • Renato Essenfelder Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado. São Paulo - SP, Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo literário. Reportagem. Grande reportagem. Narrativa. Narratologia.

Resumo

O artigo mapeia e identifica a existência de recursos expressivos típicos da literatura em uma grande reportagem jornalística veiculada por um veículo nativo digital - no caso, o site Brio, especializado em jornalismo de longo formato. O método utilizado, de Análise Pragmática da Narrativa Jornalística, permitiu identificar as estratégias de subjetivação do texto, pelas quais o repórter alcança efeitos poéticos e induz seus leitores a diversos tipos e graus de comoção. O trabalho analisa reportagem sobre a tragédia ambiental ocorrida em Mariana (MG) em 2016 e aponta os recursos poéticos em uso para concluir que linguagem, estrutura de texto e personagens são o tripé sobre o qual se constitui o jornalismo literário praticado pelo Brio. Este trabalho é resultado de projeto conduzido no âmbito do Grupo de Pesquisa Produção de Conteúdo, do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da ESPM-SP.

Publicado

21-12-2017

Como Citar

ESSENFELDER, R. Hibridismos Narrativos: recursos literários na grande reportagem contemporânea. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2799. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos