A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: a sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de SuperStar)

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni Universidade Tuiuti do Paraná, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens, Curitiba, Brasil

Palavras-chave:

Televisão. TV comercial. Experiência de segunda tela. Modelo de negócios de TV. Anunciantes/patrocinadores da TV.

Resumo

A experiência de segunda tela tem reconfigurado o modo como a audiência assiste TV (tanto considerando TV social quanto a busca por conteúdos adicionais àqueles veiculados). O manuseio de gadgets concomitantemente ao ato de ver TV, enquanto pode promover distração da audiência, também expande potencialmente o alcance dos patrocinadores caso haja sincronização dos anúncios entre as múltiplas telas acessadas. Tal sincronização pode ser interessante para o modelo de negócios suportado por publicidade da TV comercial, e é aplicável especialmente no caso de fornecimento de apps pelas emissoras para materialização da experiência televisual adaptada. O artigo apresenta a sincronização de anúncios entre telas observada no caso do app fornecido pela Rede Globo para uso durante a veiculação da terceira temporada do reality show SuperStar.

Publicado

21-12-2017

Como Citar

MARQUIONI, C. E. A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: a sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de SuperStar). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2804. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos