Toca que lá vem história: a reconfiguração das experiências de storytelling nos e-picturebooks infantis

Autores

  • Ana Carolina Medeiros Caldas Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Comunicação, Cibercultura, Ebooks, Novas mídias

Resumo

O presente artigo propõe-se a investigar as novas formas de ler e de contar histoÌrias infantis a partir dos diferentes formatos de suportes e experieÌ‚ncias proporcionados pela disseminação de dispositivos moÌveis, como tablets e smartphones. Como embasamento para essas recon gurações, pretende-se utilizar teorias tanto das culturas midiaÌticas audiovisuais e das novas tecnologias, quanto da literatura eletroÌ‚nica e infantil, mais especificamente do livro ilustrado infantil. Utilizando conceitos de storytelling digital, e-picturebooks, remediação, dentre outros, pretende-se lançar um olhar cientiÌfico-investigativo sobre as obras premiadas do Bologna Ragazzi Digital Award e do PreÌ‚mio Jabuti na categoria Infantil Digital nos anos de 2016 e 2017, totalizando quatro tiÌtulos elencados como objeto desta pesquisa.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

CALDAS, A. C. M.; BEZERRA, E. P. Toca que lá vem história: a reconfiguração das experieÌ‚ncias de storytelling nos e-picturebooks infantis. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2825. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos