A centralidade do telejornal no ambiente midiático convergente: repensando como as interações entre produção e recepção atribuem sentidos aos Jogos Rio2016

Autores

Palavras-chave:

Jogos Rio2016, Televisão, Telejornalismo, Audiências, Emoção

Resumo

O artigo propõe uma re exão sobre a cobertura televisiva dos Jogos Rio 2016 e interações entre produção e recepção no ambiente midiaÌtico convergente. A partir das dimensões teoÌrico- metodoloÌgicas da AnaÌlise Televisual e da Semiologia dos Discursos Sociais, este trabalho apresenta uma leitura criÌtica da cobertura do Jornal Nacional dos Jogos Rio 2016 e dos comentaÌrios na paÌgina do Facebook deste telejornal. O estudo revela que as interações nas plataformas digitais durante as transmissões ao vivo estão imbricadas em motivações emocionais, que podem deslocar o interesse do puÌblico do acontecimento em si para a PoliÌtica. Observamos que as audieÌ‚ncias tendem a construir signi cações distintas dos enquadramentos e sentidos propostos pelas enunciações telejornaliÌsticas.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/ECO/UFRJ) e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEL/ECO/UFRJ). Pós-Doutora pela Goldsmiths University of London e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE).  Autora de Televisão e Telejornalismo: Transições (2016); Pensando e Fazendo o Jornalismo Audiovisual (2012); A Linguagem do Telejornal (2005) e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela. E-mail: beatrizbecker@uol.com.br  

Heitor Leal Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), Mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE).

Igor Waltz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), Mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, bolsista CAPES, jornalista e membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE).

Joana Tassinari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, jornalista e integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE).

Publicado

17-01-2019

Como Citar

BECKER, B.; MACHADO, H. L.; WALTZ, I.; TASSINARI, J. A centralidade do telejornal no ambiente midiático convergente: repensando como as interações entre produção e recepção atribuem sentidos aos Jogos Rio2016. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2843. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos