Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes

Autores

  • Daniela Torres da Rocha Universidade Federal do Paraná, Escola de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração. Curitiba - PR, Brasil)
  • Leandro Rodrigo Canto Bonfim Universidade Federal do Paraná, Escola de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração. Curitiba - PR, Brasil)
  • Michael William Citadin Universidade Federal do Paraná, Escola de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração. Curitiba - PR, Brasil)
  • Fernando Antonio Prado Gimenez

Palavras-chave:

Cinema. Redes sociais. Parceria. Produção cinematográfica.

Resumo

A formação de redes entre empresas e stakeholders do setor de comunicação com os ambientes de interesse da atividade econômica se destaca como tema de interesse na área. Assim, o presente artigo se propõe a mapear e analisar as interações sociais na produção e distribuição cinematográfica no Brasil, apresentando as relações em rede como forma de gestão dos atores econômicos atuantes na indústria brasileira de cinema. Para tanto, foram coletadas informações disponibilizadas no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual sobre os filmes brasileiros lançados entre 1995 a 2015. Como resultado, verificou-se que nesse período foram lançados 1.251 filmes, sendo identificadas 613 produtoras e 218 distribuidoras. Apenas 53 produtoras se envolveram em coproduções e em apenas 137 filmes houve codistribuição. Por meio da análise das medidas estruturais da rede foi possível verificar que o mercado cinematográfico brasileiro é concentrado e possui poucas relações de cooperação.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

ROCHA, D. T. da; BONFIM, L. R. C.; CITADIN, M. W.; GIMENEZ, F. A. P. Mapeando as relações de coprodução e codistribuição no cinema brasileiro: uma análise pela ótica da teoria de redes. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3043. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos