A dimensão informacional na regulação do contexto de privacidade em interações sociais mediadas por dispositivos móveis celulares

Autores

  • Marcel Ayres Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Salvador - BA, Brasil
  • José Carlos Ribeiro Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Salvador - BA, Brasil. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Salvador - BA, Brasil

Palavras-chave:

Privacidade. Interações sociais. Modelo de Processo de Privacidade. Dispositivos móveis. Jovens universitários.

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender como usuários de dispositivos móveis celulares percebem o contexto de privacidade em situações cotidianas e, a partir desta percepção, se e como eles ajustam suas respectivas performances nas interações sociais mediadas. Para tanto, resgatamos conceitos sobre privacidade, compreendendo aspectos psicossociais deste fenômeno, e utilizamos o Privacy Process Model (PPM), um modelo analítico que permite a análise de comportamentos interacionais através da regulação da privacidade em quatro diferentes dimensões: informacional, social, psicológica e física. Em nossa análise, utilizamos relatos de jovens universitários da região Nordeste brasileira, usuários de dispositivos móveis celulares, visando a identificação de quais estratégias são habitualmente utilizadas para regular o contexto de privacidade, tendo em vista, neste caso, a dimensão informacional - ou seja, a dimensão que abrange a seleção e a apropriação de recursos e de aplicativos presentes nestes dispositivos para a realização das trocas informacionais.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

AYRES, M.; RIBEIRO, J. C. A dimensão informacional na regulação do contexto de privacidade em interações sociais mediadas por dispositivos móveis celulares. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3045. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos