Expressividade em Jornalismo: interfaces entre Comunicação, Fonoaudiologia e Educação

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio Claro - SP, Brasil
  • Marcia Reami Pechula Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio Claro - SP, Brasil

Palavras-chave:

Comunicação. Educação. Expressividade. Jornalismo. Fonoaudiologia.

Resumo

O artigo aborda a expressividade na formação do jornalista nas interfaces Comunicação, Fonoaudiologia e Educação. Tem por objetivo dar visibilidade à expressividade em Jornalismo como dimensão da educação e da formação em Comunicação na contemporaneidade. O percurso metodológico envolve tematizar a expressividade em três instâncias: na historicidade da prática fonoaudiológica com jornalistas; na caracterização das ações em processos educacionais na formação de jornalistas; e na problematização das concepções e práticas, com questionamento das contribuições no que concerne à educação. O estudo subsidia uma compreensão ampliada da expressividade na formação em Jornalismo: que se possa dizer interativa, dialógica e criativa, com capacidades de desabilitar dispositivos de homogeneização e de espetacularização, além de agenciar processos de singularização, de subjetivação e de profissionalização.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

PENTEADO, R. Z.; PECHULA, M. R. Expressividade em Jornalismo: interfaces entre Comunicação, Fonoaudiologia e Educação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3049. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos