Estratégias mercadológicas do jornalismo regional: as mudanças empreendidas pelo Grupo Jaime Câmara

Autores

  • Ângela Teixeira de Moraes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Goiânia - GO, Brasil
  • Liliane Maria Macedo Machado Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília - DF, Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo regional. Telejornalismo. Jornalismo impresso. Mudanças no jornalismo. Estratégias mercadológicas.

Resumo

Esta pesquisa descreve as principais mudanças nas práticas jornalísticas do principal empreendimento privado de comunicação no Centro-Oeste brasileiro - o Grupo Jaime Câmara (GJC). Trata-se de um estudo de caso que analisou três produtos dessa organização: o telejornal Anhanguera 1ª Edição, o jornal tabloide Daqui e o jornal de referência O Popular; realizado entre agosto de 2016 e abril de 2017. A pesquisa apoiou-se em dados coletados de entrevistas com jornalistas e editores da empresa, além da análise de conteúdo de matérias publicadas e veiculadas pelo GJC. Os resultados confirmam o impacto da Internet na reconfiguração do trabalho jornalístico e do sistema de concorrência que se instalou diante de tantas ofertas informacionais à sociedade, mas apontam singluraridades quanto aos efeitos de certas estratégias mercadológicas.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

MORAES, Ângela T. de; MACHADO, L. M. M. Estratégias mercadológicas do jornalismo regional: as mudanças empreendidas pelo Grupo Jaime Câmara. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3050. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos