Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social: "Biografema com a geração beat"

Autores

  • Gabriel Sausen Feil Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Curso de Publicidade e Propaganda. São Borja - RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. São Borja - RS, Brasil

Palavras-chave:

Experimentações metodológicas. Ensino em Comunicação Social. Biografema. Geração beat. Barthes.

Resumo

Este relato resulta da pesquisa "Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social". Considerando que tal pesquisa tem o ensino como objeto, experimenta a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresenta a segunda delas: "Biografema com a geração beat". O relato se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Barthes (2004a), a qual entende que, quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. A experimentação pressupõe que o texto da geração beat é do tipo biografemático, de modo que os alunos são instigados a escrever ao modo dos beats. Por fim, conclui que a metodologia experimentada é capaz de provocar o aluno a perceber o texto de uma nova maneira.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

FEIL, G. S. Experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social: "Biografema com a geração beat". Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3058. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Arena