A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão

Autores

Palavras-chave:

Douglas Kellner, Estudos de mídia, Teoria crítica, Crítica transcendente, Crítica imanente

Resumo

Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar outras críticas que melhor reflitam a cultura contemporânea - questões de gênero e raça, por exemplo. Sob essa visão, Kellner avança na pesquisa e análise de produções culturais relacionadas ao cinema e à televisão, sempre as vinculando ao contexto histórico dos Estados Unidos. Sua análise, de início, mostra-se alinhada à crítica imanente, mas, ao fim, parece mais próxima da crítica transcendente, conforme ela toma forma de relato classificatório.

Biografia do Autor

Otávio Daros, PUCRS

Mestrado em Comunicação Social pela PUCRS. Graduado em Jornalismo pela mesma instituição.

Publicado

19-08-2019

Como Citar

DAROS, O. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3070. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos