Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)

Autores

Palavras-chave:

Documentário, Região Sul, Perfil, Cineastas Mulheres, Produção Cinematográfica

Resumo

De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas 07 para que, a partir de entrevistas semi-estruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam estas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. A maioria das cineastas entrevistadas tem formação em Cursos de Comunicação Social, onde conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre as realizadoras que a principal dificuldade em se produzir na região está atrelada à dependência financeira, mas reconhecem que sem o aporte público o cenário do documentário teria sido diferente no período estudado. Sobre os temas dos filmes, apenas duas delas assumem uma busca por personagens e assuntos femininos, as demais apostam no olhar particularizado da cineasta, em que seus pontos de vistas são marcados pela experiência de ser mulher.

Biografia do Autor

Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em História (Unesp/Franca), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, autor de “Janela da alma: cinejornal e Estado Novo - fragmentos de um discurso totalitário (Annablume & FAPESP, 2006) e “Documentário e o

Francine Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda do curso de Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial Comunicação Social da UFSM.

Naiady Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda do curso de Jornalismo, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista da Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no ano de 2016.

Publicado

07-09-2020

Como Citar

TOMAIM, C. dos S.; NUNES, F.; MACHADO, N. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3136. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos