Circulação: das múltiplas perspectivas de valor à valorização do visível

Autores

Palavras-chave:

Midiatização, Circulação, Valor, Imagem, Fotojornalismo

Resumo

Este artigo parte da observação do papel amplificado atribuído às imagens em um cenário de midiatização. Estes textos, postos em circulação, adquirem força quando agenciam fluxos de produção de sentido, isto é, as fotografias e vídeos deixam de ser registros para se tornar, efetivamente, os próprios acontecimentos a que se referem. Assim, toma-se como ponto de partida a ideia de que a circulação é um espaço de atribuição de valor (ROSA, 2016a) onde a regulação do visível se dá de forma tentativa entre as esferas em jogo. O foco, deste texto é discutir o conceito de valor a partir de múltiplas perspectivas como valor de troca, valor simbólico e não-valor. Para isso, serão realizados dois movimentos: a reflexão teórica e a análise empírica. Como aportes teóricos recorremos a Eliséo Verón, Carl Schmitt, Pierre Bourdieu e Giorgio Agamben. Já a análise empírica centra-se no caso da fotografia de uma jovem muçulmana, registro jornalístico do atentado terrorista de Westminster, em Londres.

Biografia do Autor

Ana Paula da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Ana Paula da Rosa é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na Linha de Pesquisa de Midiatização e Processos Sociais. Vice-líder do grupo de pesquisa Epistecom e integrante do grupo de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. E-mail: anaros@unisinos.br

Publicado

19-08-2019

Como Citar

DA ROSA, A. P. Circulação: das múltiplas perspectivas de valor à valorização do visível. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3137. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos