Las Tecnologías de la Información y Comunicación y el Diseño de Servicios en Cuba: un estudio de caso sobre el Paquete Semanal

Autores

Palavras-chave:

Cuba, Investigación cualitativa y cuantitativa, Producción de Contenido Digital, Tecnologias de la Información y Comunicación, Diseño de servicios

Resumo

En Cuba, devido a limitaciones de acceso a Internet, la población creó una solución innovadora para obtener informaciones disponibles en las redes, llamada de Paquete Semanal (PS), un compendio de informaciones que integra diferentes contenidos digitales, extraídos de la Internet y comercializados en discos duros y memorias flash. La venta del PS se convirtió en negocio y generó la competencia entre los vendedores, configurándose como diseño de servicios organizado de modo espontáneo, surgido de una energencia de la necesidad de consumo de información, asimilada por el mercado negro. Este trabajo busca comprender el flujo de circulación del PS vinculando análisis cualitativo y cuantitativo, para identificar los principales actores, así como las preferencias informacionales de los usuarios, en la ciudad de Santa Clara, en Cuba. Frente a la restricción de acceso a la información en el país, el PS se presenta como um recurso com vasta aceptación y usabilidad entre los cubanos.

Biografia do Autor

Yanet Castellanos Argüelles, Programa de Pós-Graduação em Design Universidade de Brasília

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba (2008), Técnica em Trabalho Social pela Escola Formadora de Trabalhadores Sociais de Villa Clara (2002) em curso conveniado com universidade anterior, e Mestrado em Design pelo Programa de Pós-graduação de Design do Instituto de Artes da Universidade de Brasilia (2018). Tem experiência na área de Serviço Social e Comunicação, Informação e Design. Em Cuba trabalhou em vários projetos comunitários em diferentes áreas da província Villa Clara, e alguns destes focados no autodesenvolvimento comunitários, impulsionando processos informacionais e comunicacionais na comunidade. Também ministrou aulas sob temas empresariais de comunicação social e fez consultorias de implementação do sistema de qualidade, com ênfases em sistemas de informação e comunicação nas empresas, assim como a gestão e organização de arquivos. No seu ultimo trabalho em Cuba foi responsável da elaboração, implementação e melhoras continuas do Sistema de Comunicação e Informação da UIC ENIA Villa Clara - INVESCONS e supervisora do repositório técnico e do repositório institucional.

Ana Carolina Kalume Maranhão, Departamento de Jornalismo Faculdade de Comunicação Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014), Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2008). Realizou especialização em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (2004). É professora adjunto II da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas sobre Comunicação, Redes, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação, a partir de novas metodologias de aprendizagem. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Produção de Conteúdo, Estratégias e Processos Comunicacionais, Sistemas de Comunicação, Educação e PBL. Pesquisas realizadas sobre Epistemologia da Comunicação, Produção de conteúdo digital, Novas Metodologias de Aprendizagem, Dispositivos Móveis, Mediação, Jornalismo e Mudanças Organizacionais.

Rogerio José Câmara, Departamento de Design Instituto de Artes Universidade de Brasília

Graduado em comunicação visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor da Universidade de Brasília. Tem experiência profissional nas áreas de Design e Educação. Participa como docente do programa de pós-graduação em Artes e do ppg design, ambos da Universidade de Brasília. Realiza pesquisas sobre as relações entre escrita e cidade com ênfase na poesia visual e nas novas tecnologias.

Publicado

19-08-2019

Como Citar

ARGÜELLES, Y. C.; MARANHÃO, A. C. K.; CÂMARA, R. J. Las Tecnologías de la Información y Comunicación y el Diseño de Servicios en Cuba: un estudio de caso sobre el Paquete Semanal. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3145. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos