Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação

Autores

  • Lauren Santos Steffen UFSM
  • Mariana Nogueira Henriques UFSM
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho UFSM

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar as características e potencialidades da análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação. Para isso, recorremos aos Estudos Culturais, em especial à análise cultural, para demonstrar possíveis apropriações de estudos de comunicação. Elucidamos com aplicações e testagens metodológicas em dissertações de mestrado, as quais encontraram neste protocolo uma possibilidade de exercer pesquisas com profundidade crítica e densidade contextual. Como contribuição, este trabalho se propõe a apresentar um conceito para a análise cultural-midiática a fim de que tal metodologia se torne ainda mais acessível e contribua para qualificar o processo investigativo na área da comunicação.

Biografia do Autor

Lauren Santos Steffen, UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Mariana Nogueira Henriques, UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Flavi Ferreira Lisboa Filho, UFSM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Publicado

04-12-2020

Como Citar

STEFFEN, L. S.; HENRIQUES, M. N.; LISBOA FILHO, F. F. Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3146. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos