Discursos diplomáticos: objeto de pesquisa da Comunicação Política?

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Política, Discursos Diplomáticos, Estado da Arte, Produção Acadêmica

Resumo

O discurso diplomático, com suas narrativas estratégicas, possui características que envolvem persuasão, dissimulação e convencimento. Neste sentido, é um dos elementos que colaboram com a formação da imagem pública das nações, posicionando-as no contexto mundial. Partindo deste enfoque, nos perguntamos a ênfase dada pelo campo da Comunicação à análise dos discursos diplomáticos enquanto Comunicação Política. Para isso, verificamos sete bancos de dados nacionais e internacionais (BTDC, EBSCOhost, Scielo, ScienceDirect, Intercom, Compolítica e Compós), constatando a existência de poucas pesquisas sobre esse tema na área de Comunicação, cujo estudo é superado pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais.

Biografia do Autor

Pedro Chapaval Pimentel, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração (PPGADM-UFPR). Mestrado em Comunicação (PPGCOM-UFPR). Professor substituto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Comunicação Política, UAM-México e Doutorado em Ciências da Comunicação, ECA/USP. Professora associada na graduação em Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil.

Publicado

07-09-2020

Como Citar

PIMENTEL, P. C.; PANKE, L. Discursos diplomáticos: objeto de pesquisa da Comunicação Política?. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3147. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos