Educomunicação Socioambiental: cidade e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v43i2.3153

Palavras-chave:

educomunicação socioambiental, perspectiva ecossistêmica, emancipação, cidade, escola

Resumo

Este artigo registra o propósito de refletir acerca da comunicação e da própria temática ambiental urbana, considerando, sobretudo, determinadas práticas levadas a termo na educação formal. Os dados que nutrem o conjunto reflexivo resultam de pesquisas realizadas em escolas da rede básica pública e privada na cidade de São Paulo, bem como em ambientes outros de diálogo virtual/presencial. O percurso analítico seguido indica que ativar procedimentos educomunicativos ancorados em projetos voltados a esclarecer as intercorrências comprometedoras da qualidade de vida, em particular nas grandes cidades, pode resultar em ampliação de uma perspectiva ecossistêmica que traga ganhos para os jovens educandos e para a sociedade.  

Biografia do Autor

Sandra Pereira Falcão, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes - MECOM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (bolsista CNPq); professora do Curso Objetivo em São Paulo. Membro do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/ECA-USP/CNPq).

Adilson Citelli, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes

Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. Orienta mestrado e doutorado no PPGCOM-USP. Pesquisador 1B do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Medicações Educomunicativas (MECOM).

Publicado

07-09-2020

Como Citar

FALCÃO, S. P.; CITELLI, A. Educomunicação Socioambiental: cidade e escola. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. DOI: 10.1590/rbcc.v43i2.3153. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3153. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos