Análise da cobertura de sites jornalísticos da América do Sul, Europa e Ásia sobre os povos indígenas atingidos pela UHE Belo Monte

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo Ambiental, Belo Monte, Sites, Amazônia, Povos indígenas

Resumo

Ao surgirem as primeiras repercussões da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, os povos indígenas se manifestaram continuamente contra o empreendimento. A imprensa acompanhou tanto o andamento das obras da Usina quanto as manifestações dos povos indígenas brasileiros em recusa à Usina. Diante disso, a pesquisa almeja investigar a visibilidade e representação desses povos em sites jornalísticos de maior circulação no Brasil e em outros 12 países estrangeiros. A amostragem se constitui de 54 matérias jornalísticas, publicadas entre 2005 a 2017. Por meio da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977), os resultados revelaram que os povos indígenas são descritos pelos jornais como "invasores" e "de menor capacidade". Os jornais estrangeiros deram mais abertura a fala dos povos indígenas contra a UHE Belo Monte, do que os jornais brasileiros, que priorizaram o discurso do governo e dos interesses políticos.

Biografia do Autor

Renata da Cruz Paes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em jornalismo, mestra em Ciências Ambientais.

Publicado

19-03-2021

Como Citar

PAES, R. da C.; SARMENTO, P. S. de M.; PONTES, A. N. Análise da cobertura de sites jornalísticos da América do Sul, Europa e Ásia sobre os povos indígenas atingidos pela UHE Belo Monte. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3387. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos