O presente como tempo da tradição: a poesia de cordel contemporânea do Maestro Rafael Brito

Autores

Palavras-chave:

Cordel. Memória. Tradição. Presente. Maestro Rafael Brito.

Resumo

Este trabalho é uma proposta inicial sobre o tema do presente na discussão da tradição, a partir da reflexão sobre a poesia de cordel, olhando para o trabalho do Maestro Rafael Brito, poeta de Fortaleza-CE. Rafael é jovem, escreve diversos tipos de poesia, mas é mais conhecido por sua produção de cordel, a qual ele se refere de modos tradicionais, ainda que a performe utilizando os recursos midiáticos do presente. Discutimos a ideia de tradição, tradições e tradicionalidade a partir das propostas sobre narrativa de Ricoeur (2010) e analisamos o trabalho de Rafael través de entrevistas e do conteúdo de seu blog na Internet. Observamos que o Maestro é visto como uma promessa de futuro deste cordel "tradicional", ainda que traga inovações da historiografia da poesia. Mas ainda está distante das transformações e de embates políticos que desestabilizariam as narrativas oficiais que reivindicam tradições imutáveis.

Biografia do Autor

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Gislene Carvalho Fonseca é doutora em Comunicação Social pela UFMG, mestre em Estudos da Mídia pela UFRN e jornalista graduada pela UFC. Autora da tese “Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordelâ€. Pesquisadora dos grupos Tramas Comunicacionais e Ex-press (UFMG) e da Cátedra Internacional José Saramago (Universidade de Vigo), onde compõe a equipe de trabalho do projeto Poesia Contemporânea e Política.

Publicado

19-03-2021

Como Citar

CARVALHO FONSECA, M. G. O presente como tempo da tradição: a poesia de cordel contemporânea do Maestro Rafael Brito. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3488. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos