Um estudo global sobre as questões de gênero no jornalismo
Resumo
A relevância dos estudos de gênero no âmbito das pesquisas em comunicação pôde ser comprovada com o quadragésimo primeiro congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom, realizado em Joinville, em 2018. Intitulado "Desigualdades, gêneros e comunicação", o evento reuniu diversos pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação para discutir o tema. Uma das obras que pode servir de referência aos estudos desse tema está no recente trabalho publicado pelas professoras Cynthia Carter e Linda Steiner e o professor Stuart Allan. Stuart e Cynthia, que estão na Universidade de Cardiff, já haviam, em conjunto com Gill Branston em 1998, editado o livro News, gender and power que trouxe diversos trabalhos sobre as questões de gênero e jornalismo. Por diversas vezes os autores estabelecem uma comparação de como os problemas sobre as questões de gênero evoluíram desde o lançamento do primeiro livro com o que está sendo lançado agora, o Journalism, gender and power.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.