Um estudo global sobre as questões de gênero no jornalismo

Autores

  • Ricardo Henrique Almeida Dias Centro Universitário Unifacvest - Lages/SC.

Resumo

A relevância dos estudos de gênero no âmbito das pesquisas em comunicação pôde ser comprovada com o quadragésimo primeiro congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom, realizado em Joinville, em 2018. Intitulado "Desigualdades, gêneros e comunicação", o evento reuniu diversos pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação para discutir o tema. Uma das obras que pode servir de referência aos estudos desse tema está no recente trabalho publicado pelas professoras Cynthia Carter e Linda Steiner e o professor Stuart Allan. Stuart e Cynthia, que estão na Universidade de Cardiff, já haviam, em conjunto com Gill Branston em 1998, editado o livro News, gender and power que trouxe diversos trabalhos sobre as questões de gênero e jornalismo. Por diversas vezes os autores estabelecem uma comparação de como os problemas sobre as questões de gênero evoluíram desde o lançamento do primeiro livro com o que está sendo lançado agora, o Journalism, gender and power.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Almeida Dias, Centro Universitário Unifacvest - Lages/SC.

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2015). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente, é docente do Centro Universitário Unifacvest - Lages/SC.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

DIAS, R. H. A. Um estudo global sobre as questões de gênero no jornalismo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3503. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas de Livros