Impactos persistentes da cultura de massas na comunicação: a crise da empatia e o rebaixamento cognitivo

Autores

Palavras-chave:

mídia de massas, corpo, vínculo, empatia, tolerância

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa teórica realizada nos últimos anos acerca da importância da empatia para a comunicação e trata do que se pode considerar uma crise da empatia gerada por um século de comunicação de massas, propondo relações entre comunicação presencial e eletronicamente mediada e perda da propriocepção corporal fundamental para os processos empáticos. A predominância da comunicação eletrônica deixou suas marcas tanto nos processos emocionais e empáticos da comunicação, bem como no que podemos considerar como uma espécie de rebaixamento cognitivo. Ambos os processos estão na base de uma crise social de enormes proporções que se instaura hoje no Brasil e que se revela tanto na crescente intolerância social, quanto na facilidade com que a sociedade é hoje afetada negativamente pela desinformação. O pensamento proposto baseia-se nos entrelaçamentos entre ferramentas conceituais dos estudos de Comunicação e Mídia, de Psicologia e de Etologia Humana.

Biografia do Autor

Malena Segura Contrera, Universidade Paulista

Malena Segura Contrera é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutora pela UFRJ, professora titular do PPGCOM da Universidade Paulista, líder do Grupo de Pequisas em Mídia e Estudos do Imaginário. Psicoterapeuta Junguiana e professora do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Pesquisador Pq do CNPq.

Publicado

04-09-2021

Como Citar

CONTRERA, M. S. Impactos persistentes da cultura de massas na comunicação: a crise da empatia e o rebaixamento cognitivo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos