Comunicação e Gênero como área de pesquisa: características e desenvolvimento dos estudos a partir da análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442021305Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o panorama das características e do desenvolvimento das pesquisas em Comunicação que fazem interface com análises de Gênero. A pesquisa é feita tendo como base a análise de artigos publicados em 70 revistas classificadas com qualis A1, A2, B1 e B2 na área da Comunicação e Informação. A análise apresentada tem como base aspectos relacionados a três eixos: áreas predominantes, métodos e técnicas empregadas e processos priorizados nas observações empíricas. Ao todo, foram encontrados 633 artigos que assumem a junção entre Comunicação e Gênero e que compõem o corpus deste artigo. Os dados são apresentados a partir do método quantitativo, sendo que a análise das publicações foi feita a partir da observação sistemática dos artigos, seguindo a técnica bibliométrica. Dentre os resultados, destacam-se as pesquisas qualitativas e nas subáreas do jornalismo e audiovisual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.