Popularização da ciência no Facebook

análises estatísticas de publicações de uma universidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023108pt

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Facebook, Mobilização pública, Universidade pública, Pesquisa científica

Resumo

Este estudo analisou estatisticamente a repercussão de um projeto de popularização da ciência (PC), implantado em uma universidade brasileira, durante seus primeiros 14 meses de execução. As métricas utilizadas foram os resultados alcançados pelos posts de 95 vídeos de divulgação de pesquisas científicas na página da instituição no Facebook. O objetivo foi verificar o potencial dialógico do projeto, considerando as possibilidades de participação do público propiciadas pelas mídias sociais. Foram analisados dados descritivos gerais (média, mínimo, máxima e desvio padrão), bem como correlação de Pearson e formação de clusters. Entre os principais resultados, observamos que os vídeos publicados podem ser divididos em cinco clusters, que se diferenciam pelo nível de interação/ alcance e sugerem que os temas das pesquisas - assim como estratégias de texto e vídeo utilizados nas postagens - interferem no potencial de interação com o público. Os resultados podem orientar os planejamentos de PC.

Biografia do Autor

Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva, Universidade Federal de Lavras. Lavras – MG, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Comunicação Empresarial e bacharel em Comunicação Social também pela UFJF. Como jornalista do quadro efetivo da UFLA, desenvolve atividades de comunicação organizacional, entre elas a produção de matérias jornalísticas institucionais e público-educativas. É membro da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e coordena projetos de popularização da ciência na Universidade. Editora da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa, na seção infantil.

Gláucia da Silva Mendes Moraes, Universidade Federal de Lavras. Lavras – MG, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é jornalista da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras. Lavras – MG, Brasil

É graduado em Agronomia pela antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL (1982), atual Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração Rural pela ESAL (1988) e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-FEA/USP (2000). Professor Titular do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Tem experiência nas áreas de Administração estratégica e metodologia quantitativa de pesquisa.

Publicado

09-10-2023

Como Citar

SILVA, A. E. F. A. da; MORAES, G. da S. M.; ANTONIALLI, L. M. Popularização da ciência no Facebook: análises estatísticas de publicações de uma universidade brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023108, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023108pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3735. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos