Popularização da ciência no Facebook
análises estatísticas de publicações de uma universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023108ptPalavras-chave:
Popularização da ciência, Facebook, Mobilização pública, Universidade pública, Pesquisa científicaResumo
Este estudo analisou estatisticamente a repercussão de um projeto de popularização da ciência (PC), implantado em uma universidade brasileira, durante seus primeiros 14 meses de execução. As métricas utilizadas foram os resultados alcançados pelos posts de 95 vídeos de divulgação de pesquisas científicas na página da instituição no Facebook. O objetivo foi verificar o potencial dialógico do projeto, considerando as possibilidades de participação do público propiciadas pelas mídias sociais. Foram analisados dados descritivos gerais (média, mínimo, máxima e desvio padrão), bem como correlação de Pearson e formação de clusters. Entre os principais resultados, observamos que os vídeos publicados podem ser divididos em cinco clusters, que se diferenciam pelo nível de interação/ alcance e sugerem que os temas das pesquisas - assim como estratégias de texto e vídeo utilizados nas postagens - interferem no potencial de interação com o público. Os resultados podem orientar os planejamentos de PC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.