Os caminhos do Ensino da Comunicação nas instituições da região Centro Oeste

Autores

  • Eron Brum ECA USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v28i2.384

Resumo

Resumo Parte deste artigo foi apresentada em forma de palestra no Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social - IV ENSICOM, realizado durante o XXVII Congresso da Intercom, em setembro de 2004, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS). O texto reflete correntes teóricas da Comunicação Social, mas seu corpus enfoca de maneira privilegiada as estratégias encontradas pelos cursos da região do Centro Oeste Brasília (DF), Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para adaptar-se face às mudanças do ensino superior brasileiro provocadas pelas Diretrizes Curriculares e Sistema de Avaliação. Palavras-Chave: Comunicação Social, Diretrizes Curriculares, Centro Oeste. Resumen Parte de este artículo fue presentada en forma de charla en el Seminario sobre la Enseíñanza de Graduación en Comunicación Social IV Ensicom, realizado durante el XXVII Congreso de la Intercom, en septiembre de 2004, en la Pontificia Universidad Católica de Porto Alegre (RS). El texto refleja corrientes teóricas de la Comunicación Social, pero su corpus enfoca de forma privilegiada las estrategias encontradas por los cursos de la región Centro-Oeste (Brasília (DF), Goiás, Mato Grosso y Mato Grosso do Sul) para adaptarse a los cambios del nivel superior brasileíño provocados por las Directrices Curriculares y Sistema de Evaluación. Palabras-clave: Comunicación Social, Directrices Curriculares, Centro-Oeste. Abstract Part of this article was first presented in September 2004 as a selected paper for the 4th Seminar on Education in Social Communication, an event of the 27th Brazilian Congress of Communication Sciences, which took place at the Catholic University of Porto Alegre, in the State of Rio Grande do Sul. Even though the article considers some Communication theoretical tendencies, its main purpose was to focus on the strategies adopted by most of the undergraduate Communication courses in the Mid West Region which includes the country's capital Brasília and the States of Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul in order to adjust themselves to the changes promoted by the national curriculum directions and also by the Evaluation System established for all University courses. Keywords: Social Communication, curriculum directions, Brazil Mid West Region.

Biografia do Autor

Eron Brum, ECA USP

Eron Brum Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Coordenador do Curso Mestrado Interistitucional em Ciência da Informação da UnB/UNIDERP. Andréa Ferraz Fernandez Doutora em Ergonomia Cognitiva pela Universitat Politécnica de Cataluíña. Professora do Curso de Comunicação Social e do Mestrado de Produção e Gestão Agroindustrial da UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Downloads

Publicado

31-03-2006

Como Citar

BRUM, E. Os caminhos do Ensino da Comunicação nas instituições da região Centro Oeste. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 2, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v28i2.384. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/384. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos