Modelo para Análise da Comunicação Interna (MACIn)

proposta de instrumento visual para pesquisas qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023116pt

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Pesquisa Qualitativa, Grupo Focal, Modelo Visual

Resumo

Neste artigo, propomos um modelo de instrumento visual que permite analisar a comunicação no âmbito interno das organizações, chamado Modelo para Análise da Comunicação Interna (MACIn), composto por seis quadrantes, dos quais cinco são ancorados na literatura, e concebido para auxiliar no diagnóstico da comunicação interna e na condução de grupos focais, sejam eles com finalidade científica ou gerencial. O MACIn reúne o modelo canvas, a técnica de grupo focal e o assunto comunicação interna em um só instrumento e permite levantar informações e promover discussões em torno de temas como os objetivos organizacionais, a percepção sobre a comunicação interna, os canais utilizados, os fluxos e acesso a informações e a comunicação dos líderes. Entre as contribuições observadas após a validação do modelo, destacamos a agilidade que oferece ao processo de coleta dos dados e a possibilidade de entrevistar diferentes grupos mantendo a mesma abordagem, o que permite análises comparativas posteriores.

Biografia do Autor

Francine Lucatelli, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí – SC, Brasil

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Marketing Estratégico e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, também pela Univali.

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí – SC, Brasil

Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL, 2013), Bolsista PDSE-CAPES (Université de Montréal, 2012), mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB, 2001) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB, 1999).

Carlos Marcelo Ardigó, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí – SC, Brasil

Doutor em Engenharia de Produção, na Área de Concentração de Inteligência Organizacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestre em Administração pela UFSC; especialista em Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); e graduado em Administração pela UNIVALI.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

LUCATELLI, F.; BEHLING, H. P.; ARDIGÓ, C. M. Modelo para Análise da Comunicação Interna (MACIn): proposta de instrumento visual para pesquisas qualitativas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023116, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023116pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3942. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos