Juventude, ciência e noções sobre a verdade
consumo de informação científica por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023106ptPalavras-chave:
Usos sociais da mídia, Práticas informacionais, Informação científica, Letramento Midiático e Informacional, ReconhecimentoResumo
O enfrentamento à desinformação científica tem sido uma grande preocupação mundial, em um contexto de crise epistêmica. Reconhecendo os processos intersubjetivos de relações de confiança estabelecidas em meio às disputas sobre a informação científica, este artigo tem como proposta realizar uma pesquisa junto a jovens de ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, buscando entender seus hábitos de consumo midiático sobre ciência e suas formas de estabelecer confiança sobre os atores que produzem informação científica. Os achados dessa pesquisa apontam que os jovens prezam por valores de liberdades individuais, para relações de reconhecimento da autoridade científica e professoral, desde que dialógica, desconfiança sobre a mídia e busca por maior participação quando conflitos sociais derivam do não-reconhecimento.Downloads
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