Em busca da perspectiva do Sul na cobertura do clima:
uma contribuição dos estudos críticos do discurso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-5844202410ptPalavras-chave:
Jornalismo, Mudanças climáticas, Estudos críticos do discurso, Estudos decoloniaisResumo
Este artigo tem como objetivo apontar contribuições dos estudos críticos do discurso para análise dos produtos oriundos do campo jornalístico a partir do estudo da cobertura das mudanças climáticas. Tomamos como objeto um veículo de comunicação alternativa, Conexão Planeta, que mantém postura engajada e contestatória frente a injustiças ambientais. Privilegia-se aqui a observação da dicotomia Norte/Sul Globais, articulada à crise climática, de modo a estudar como as representações de suas causas e soluções são amplificadas ou silenciadas, mesmo por veículos que não são dominantes e, teoricamente, teriam maior liberdade editorial para discutir o status quo. Dentre os resultados, apontamos que a perspectiva do Sul se manifesta de forma limitada, sendo que predominam as alternativas à crise oriundas do pensamento hegemônico, assim como os atores que já costumam aparecer na imprensa tradicional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eloisa Beling Loose, Viviane Resende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.