Narrar-se e “pôr em comum”

história de vida e comunicação de proximidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023134pt

Palavras-chave:

História de vida, Comunicação de proximidade, Intersubjetividade, Sujeitos em situação de rua, Centro Antigo de Salvador

Resumo

O artigo reflete o método História de vida, na perspectiva da comunicação de proximidade, desenvolvido como aprofundamento teórico-metodológico na tese “Proximidade e confissões: experiências em situação de rua e a construção de si. Histórias de vida e resistência no Centro Antigo de Salvador, Bahia”. Na confluência desses dispositivos metodológicos paradoxais foram evidenciados os aspectos “do encontro de mundos” e “a verdade do outro”, possibilitando avaliar o peso atribuído à sensibilidade, ao respeito pelo outro, e também à justa medida em se colocar, valorizando as situações dialógicas entre narradores e pesquisador, envolvidas na pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Patricia Carla Smith Galvão, Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA, Brasil

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral pela Universidade da Beira Interior, Portugal. É analista universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Coordenadora do Núcleo de produção científica do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional da UNEB e membro do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (UFBA). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Cultura e Identidade; Cotidiano, cultura e sociabilidades; Comunicação comunitária e de proximidade.

Adriano de Oliveira Sampaio, Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (2007). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: comunicação pública, análise do discurso, marca lugar, teoria e pesquisa em políticas de comunicação, cultura e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (UFBA), certificado pelo CNPQ em 2014.

Paulo Serra, Universidade da Beira Interior. Covilhã, Portugal

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Nesta Universidade, é professor catedrático no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, investigador na unidade de I&D Labcom – Comunicação e Artes e vice-reitor. A nível internacional, faz parte da Direção da Assibercom. É autor dos livros A informação como utopia (1998), Informação e sentido: o estatuto epistemológico da informação (2003) e Manual de teoria da Comunicação (2008), co-autor do livro Informação e persuasão na web (2009), organizador do livro Retórica e política (2015) e coorganizador de múltiplos livros, o último dos quais Televisão e novos meios: da produção aos públicos (2021). 

Publicado

15-12-2023

Como Citar

GALVÃO, P. C. S. .; SAMPAIO, A. de O. .; SERRA, P. Narrar-se e “pôr em comum”: história de vida e comunicação de proximidade. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023134, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023134pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4452. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos