Do fato à narrativa:
a produção da notícia e os efeitos sobre o sentido de realidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024102%20ptPalavras-chave:
Jornalismo., Acontecimento, La Nación, Cocaína, Produção-reconhecimentoResumo
Neste artigo discuto a relação entre jornalismo, acontecimento e realidade analisando as operações de produção das notícias que o portal do diário argentino La Nación fez do Caso da Cocaína de Puerta 8, em 2 de fevereiro de 2022, em Buenos Aires. Busco responder como o jornalismo opera a produção das notícias sobre o acontecimento e que efeitos de sentido produz sobre o sentido de realidade. Assumindo que a realidade é uma construção social (Berger & Luckmann, 1985) e que o acontecimento é simultaneamente fato e narrativa (Quéré, 2005), adoto quatro categorias analíticas: sujeitos e objetos – implicados no fato em seu caráter indicial; e conceito e estratégia – que concernem à narrativa como produção de sentido. Resulta que é na articulação destas categorias em operações de reconhecimento e produção que o jornalismo participa de modo peculiar na reiteração e estabilização de um sentido comum sobre a realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Zimmermann Fiegenbaum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.