A memória televisiva nas páginas da revista Intervalo

as relações com o leitor e a nova cultura da TV dos anos 1960 e 1970 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023128pt

Palavras-chave:

Revista Intervalo, História da Mídia, Leitor, Espectador, Televisão

Resumo

A urbanização acelerada e o desenvolvimento tecnológico dos anos 1960 implementaram a era da comunicação de massas no Brasil, caracterizada pelo surgimento de novos hábitos de consumo de bens materiais e simbólicos. A revista Intervalo (1963-1972) é um importante exemplo, enquanto dispositivo comunicacional, de um veículo entusiasta com relação à televisão, pois foi responsável por elaborar estratégias editoriais que criaram vínculos com os leitores e influenciaram na formação da audiência televisiva. Este artigo pretende apresentar e analisar tais estratégias e compreender quais são os agenciamentos por parte da revista para a construção de uma ambiência televisiva, bem como a disseminação de padrões de valores, comportamentos e características sociais que, juntos, representam a memória da televisão brasileira e da sociedade consumidora de TV.

Biografia do Autor

Talita Souza Magnolo, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

Professora substituta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”. International Visiting Research Fellow na Universidade de Brown, em Providence, Estados Unidos, no departamento de História, sob orientação do professor James N. Green. Coordenadora do Prêmio José Marques de Melo, da Rede Alcar (2023-2027). Pós-Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2014, no curso MBA em Marketing e Negócios. Graduada em Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, em 2012. Vice-líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Comunicação, Cidade e Memória”.

Susana Azevedo Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”. Diretora de Documentação da Associação Brasileira de História da Mídia (ALCAR) no mandato 2023-2027 e bolsista Capes. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2018) e MBA em Marketing Digital pela Unopar (2019). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Comunicação, Cidade e Memória”.

Christina Ferraz Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG, Brasil

É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França. Foi presidente da Rede Alcar - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023), tendo sido eleita diretora de Relações Internacionais É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Professora visitante da Universidade de Paris VIII, Saint-Denis, na França. Foi presidente da Rede Alcar - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023), tendo sido eleita diretora de Relações Internacionais.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

MAGNOLO, T. S.; REIS, S. A. .; MUSSE, C. F. . A memória televisiva nas páginas da revista Intervalo: as relações com o leitor e a nova cultura da TV dos anos 1960 e 1970 no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023128, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023128pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4565. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos