Plataformas, neoliberalismo e o ativismo dos bots

o legislativo e a sociedade a reboque da desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023130pt

Palavras-chave:

Plataforma, Neoliberalismo, Ativismo, Desinformação, Eleições 2022

Resumo

A estrutura e a agência das plataformas digitais, em especial redes sociais e serviços de mensageria são importantes distribuidores de conteúdos midiáticos nas sociedades democráticas. Examinamos a evolução da web, acentuando questões sobre transparência e o uso de dados pessoais por gigantes tecnológicos. Oferecemos uma perspectiva crítica sobre o modelo de negócios dessas plataformas, explorando conflitos de interesse, valores públicos e bens comuns, bem como o impacto na disseminação de desinformação. Realizamos um levantamento que revela o uso deliberado da desinformação nas redes sociais e nos serviços de mensageria como arma política nas eleições presidenciais de 2022 e apontamos os recursos legais utilizados no enfrentamento.

Biografia do Autor

Adriana Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Professora Associada no Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista de Pós-Doutorado Sênior (PDS/CNPq) e Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ). Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação. Autora dos livros Personas MaternoEletrônicas (Sulina, 2008), Introdução à Ecologia das Mídias (Loyola, 2019) e AI and the Singularity: a falacy or a great opportunity (MDPI Information, Suíça, 2020) entre outros. Presidente da Media Ecology Association (2019-2023). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interações Digitais (GrID – PUC-Rio).

Claudia Montenegro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (bolsista CAPES), com interesse na área de Jornalismo, Internet e Sociedade. Mestra em Comunicação PUC-Rio (Bolsista Capes). Possui graduação em Ciências Sociais, Jornalismo e MBA em Marketing. Integrante do Grupo de Pesquisa em Interações Digitais - GRID/CNPq. É professora do MBA em Gestão Cultural, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural | ABGC e a Universidade Candido Mendes.

Publicado

13-12-2023

Como Citar

BRAGA, A.; MONTENEGRO, C. Plataformas, neoliberalismo e o ativismo dos bots: o legislativo e a sociedade a reboque da desinformação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023130, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023130pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4625. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos