O mercado mais livre do mundo: a Deutsche Telekom AG e as telecomunicações na Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v23i1.536Palavras-chave:
Alemanha, liberalização, mercado de telecomunicaçõesResumo
Com a abolição do monopólio do serviço telefônico em 1998 na Alemanha, finaliza-se, por enquanto, a transformação política das estruturas do mercado das telecomunicações, iniciada com a reforma postal em 1989. Na data mágica de 1998, o mercado de telecomunicações, pretensamente 'o mais livre do mundo', deveria entrar numa fase de competição em que todos os atores e grupos do sistema alemão de telecomunicações iriam beneficiarse. Este artigo trata da nova composição desse mercado, com indicações dos problemas do mercado 'liberalizado' e dos impactos da 'liberalização' no desenvolvimento do mercado de trabalho e na evolução dos preços. O artigo finaliza com uma crítica da regulamentação e uma análise das perspectivas do mercado das telecomunicações na Alemanha sob o aspecto da globalização.Downloads
Publicado
13-10-2014
Como Citar
MICHALSKI, H.-J. O mercado mais livre do mundo: a Deutsche Telekom AG e as telecomunicações na Alemanha. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 23, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v23i1.536. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/536. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.