Plan Integral de Comunicación para un sector económico en crisis: estudio de caso de la Comunidad de Pescadores de Corumbá (MS, Brasil)

Autores

  • Ángel Rodríguez Bravo Universidad Autónoma de Barcelona
  • Norminanda Montoya Vilar Universidad Autónoma de Barcelona
  • Lluís Mas Manchón Universidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.717

Palavras-chave:

Entrevista em profundidade. Funcionalismo. Comunicação institucional e corporativa. Desenvolvimento regional.

Resumo

No marco de um projeto de cooperação entre a UAB e a UFMS, os autores ficaram no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul para estudar os problemas das comunidades de pescadores do Rio Paraguai em Corumbá, que está sofrendo uma crise grave devido a diferentes fatores econômicos, políticos e meio ambientais. Foi achado um problema de comunicação, pelo qual foi desenhada uma metodologia qualitativa ad-hoc, baseada numa pesquisa documental sobre três âmbitos complementários: a) paradigmas da Comunicação Institucional e Empresarial, b) contexto histórico e socioeconômico, c) infra-estruturais e conteúdos mediáticos. E, paralelamente, foi feito um desenvolvimento dum Trabalho de Campo baseado em entrevistas em profundidade a 16 atores e observação direta do entorno. Os resultados indicam que a crise produtiva e social dos pescadores corumbaenses esta relacionada com uma crise organizacional e de uso e presença midiática, e foi proposto um Programa Integral de Comunicação como hipóteses cujo teste poderia levar a que seja empregado no resto das comunidades de pescadores na bacia do Rio Paraguai e do resto do mundo.

Downloads

Publicado

16-12-2011

Como Citar

BRAVO, Ángel R.; VILAR, N. M.; MANCHÓN, L. M. Plan Integral de Comunicación para un sector económico en crisis: estudio de caso de la Comunidad de Pescadores de Corumbá (MS, Brasil). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.717. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/717. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos