Las nuevas tecnologías de información y comunicación y las políticas culturales en México - Ingeniería en Comunicación Social del servicio de redes sociales Facebook

Autores

  • Jesús Galindo Cáceres Universidad Autônoma de Puebla

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.721

Palavras-chave:

Ciberespaço. Serviços de redes sociais. Facebook, Polííticas culturais. Engenharia em Comunicação Social.

Resumo

O texto apresenta um panorama geral sobre a situação atual do serviço de redes sociais Facebook a partir de informações disponíveis na web, além da tese básica sobre como o desenho da arquitetura deste serviço de rede social tem sido o centro de seu êxito. Também apresenta o argumento de seu poder construtivo de vida social, portanto sua configuração como novo nicho civilizatório. A análise é feita a partir da perspectiva do programa de investigação em Engenharia em Comunicação Social. Facebook é um exemplo de poder de construção e organização social possível no ciberespaço. Ao final, apontamos o que está acontecendo nas relações entre a construção social do ciberespaço, no caso dos serviços de redes sociais e seu poder construtivo, a políticas públicas por parte do Estado, em particular do México. Ressaltamos o caso da promoção cultural desde as políticas públicas antes do surgimento do Facebook e outros serviços de redes sociais. O aparato público está fora do novo movimento do espaço público na internet.

Biografia do Autor

Jesús Galindo Cáceres, Universidad Autônoma de Puebla

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Publicado

16-12-2011

Como Citar

CÁCERES, J. G. Las nuevas tecnologías de información y comunicación y las políticas culturales en México - Ingeniería en Comunicación Social del servicio de redes sociales Facebook. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.721. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos