Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy

Autores

  • Maria das Graças Targino Universidade Federal da Paraííba
  • Alisson Dias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.722

Palavras-chave:

Comunicação para mudança social. Comunicação alternativa. Meios de comunicação alternativa. Canal*Motoboy. Democratização da informação.

Resumo

 

Na atualidade, a mídia de referência enfrenta a propagação dos meios alternativos dirigidos à democratização das informações geradas por cidadãos comuns. O Canal*Motoboy constitui exemplo desta modalidade de comunicação. Sua proposta é consolidar uma estrutura aberta para dar voz ao coletivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Devidamente treinados e recorrendo ao celular multimídia, registram seu dia a dia no website Canal*Motoboy. Este artigo analisa o projeto, a partir da concepção da comunicação para mudança social, uma vez que o direito à liberdade de expressão, historicamente, tem sido expropriado dos cidadãos por conta da expansão vertiginosa dos conglomerados comunicacionais. Além da revisão de literatura, o objeto de estudo segue perspectiva qualitativa mediante uso das técnicas de observação e de entrevista em profundidade para obtenção de informações complementares junto aos atores do coletivo.

Biografia do Autor

Maria das Graças Targino, Universidade Federal da Paraííba

Alisson Dias Gomes

Downloads

Publicado

16-12-2011

Como Citar

TARGINO, M. das G.; GOMES, A. D. Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.722. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/722. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos