Mirada desde Europa, una encrucijada de los medios en América Latina y España. Cuando la Anaconda empieza a mudar la piel

Autores

  • Manuel Chaparro Escudero Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i2.724

Palavras-chave:

Europa. América Latina. Regulação dos meios de comunicação.

Resumo

Pensar, escrever da Europa ou sobre a Europa nos obriga hoje a fazer uma dolorosa observação sobre se a Europa é capaz de olhar outra coisa se não a si mesma, além de ter algo novo a dizer. A Europa que sonhamos, a Europa que serviu de modelo as chamadas sociedades democráticas se diluiu em um desenho de uma sociedade mais econômica que social, mais especulativa que solidária. Essa não é uma afirmação gratuita nem exagerada. A Europa tem pouco a dizer porque há tempos perdeu sua bússola. Até os movimentos sociais surgidos no último ano (incluindo o 15-M) sugerem o fim de um ciclo de uma forma de fazer política que resiste a mudanças. Frente a esta situação, a América Latina começa, já faz alguns anos, a oferecer regulações dos meios de comunicação mais comprometidas com os interesses cidadãos.

Downloads

Publicado

16-12-2011

Como Citar

ESCUDERO, M. C. Mirada desde Europa, una encrucijada de los medios en América Latina y España. Cuando la Anaconda empieza a mudar la piel. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i2.724. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Arena