Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
  • Maria Ogécia Drigo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1793

Palavras-chave:

, Comunicação. Educação. Representação visual. Produção de sentidos. Alteridade. Identidade cultural.

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento sob os auspícios da FAPESP, trata de interseções entre Comunicação e Educação inseridas no ambiente educacional a partir de recursos pedagógicos disponibilizados, como o livro didático. Objetiva-se refletir sobre o potencial de sentidos engendrados em representações visuais sobre masculino/feminimo que constam de livros didáticos e para tanto apresentam-se reflexões sobre imagens; sobre a alteridade e o processo de construção da identidade cultural na pós-modernidade, enquanto o instrumental para análise das representações visuais selecionadas está baseado na semiótica peirceana. As representações visuais cumprem o propósito de abrir caminho para reflexões no campo Comunicação/Educação capazes de gerarem ações que podem redundar na possibilidade de construção de um pensamento crítico em relação às representações visuais.

Biografia do Autor

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

    Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: luciana.souza@prof.uniso.br

  • Maria Ogécia Drigo
    Professora doutora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Pró-Reitoria Acadêmica, Universidade de Sorocaba (UNISO) – Sorocaba-SP, Brasil. E-mail: maria.drigo@prof.uniso.br.

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Publicado

12-12-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1793. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1793. Acesso em: 25 nov. 2025.