Moderação de conteúdo no Youtube:
análise da remoção de vídeos da eleição de 2022 ao 08 de janeiro de 2023
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025113ptPalavras-chave:
Democracia; Governança em plataformas; Moderação de conteúdo; Métodos digitais; Youtube.Resumo
Este texto estuda a remoção de vídeos políticos do Youtube da eleição de de 2022 ao 8 de janeiro de 2023. O marco teórico se baseia nos estudos de plataformas e a literatura sobre moderação de conteúdo. Utilizamos abordagens dos métodos digitais de arquivamento dinâmico para analisar o status de remoção de uma amostra de 193.429 vídeos. Os resultados indicam que o Youtube não provê justificativas claras sobre qual política teria sido violada e por quais razões. Debatemos implicações para estudos sobre desinformação e integridade democrática, considerando que alguns canais deletaram mais de 90% de seus vídeos. Ao final, avaliamos as implicações para estudos sobre governança nas plataformas e próximos passos de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Marcelo Alves dos Santos Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.