As Telenovelas e o (in) contestável recurso a estereótipos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025110pt%20

Palavras-chave:

Telenovelas; Estereótipos; Televisão; Realidade; Identificação

Resumo

Os estereótipos são “impressões sólidas”, positivas ou negativas, associadas a determinada realidade ou grupo social. São padrões mentais, decorrentes dos sistemas de valores dos indivíduos, que resultam de processos de simplificação e generalização de determinadas características comuns.  

É, pois, objetivo deste artigo perceber se as telenovelas herdam do meio que as abriga o recurso, quase sempre inevitável, a estereótipos: será que se verifica uma tendência para a vinculação ou afastamento das telenovelas em relação a esta ferramenta representativa? De forma a responder a estas inquietações procede-se, neste artigo, à análise dos episódios de duas telenovelas portuguesas, à aplicação de entrevistas semiestruturadas aos seus guionistas e à realização de um grupo de discussão.

Publicado

21-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As Telenovelas e o (in) contestável recurso a estereótipos. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. E2025110, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025110pt . Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4713. Acesso em: 25 nov. 2025.