Desinformação na comunicação
a Rede Nacional de Combate à Desinformação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025111ptPalavras-chave:
Desinformação, Eleições, Rede Nacional de Combate à DesinformaçãoResumo
Nas eleições brasileiras de 2018, 2020 e 2022, a desinformação atingiu novos patamares, destacando-se como um elemento central no debate público e acadêmico. Diante desses processos eleitorais, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) produz e dissemina conhecimento sobre o mercado desinformacional no país e no mundo. Para tanto, o artigo analisa a atuação da rede e elenca estudos abordados no âmbito da desinformação e eleições. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e bibliográfica a partir de um estado da arte, incluindo artigos científicos, teses, dissertações e publicações periódicas, apresentados na seção de Pesquisas e Publicações no site da organização. É concluído que ainda existe uma carência de produção bibliográfica sobre o tema da desinformação, sobretudo quando associada às eleições no banco de dados da RNCD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 MARTA THAÍS AlENCAR , THIAGO HENRIQUE DE JESUS-SILVA, JULIANA FERNANDES TEIXEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.