Tendências nas análises de discursos metajornalísticos na cobertura política brasileira por jornais estadunidenses
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Jornalismo; Metadiscurso; Brasil; Estados Unidos.Resumo
O artigo se propõe a apresentar tendências nas análises de discursos metajornalísticos na cobertura política brasileira por jornais estadunidenses. Entende-se, a priori, o conceito de discurso metajornalístico como o engajamento de agentes do campo profissional em discussões tanto internas quanto externas à profissão sobre seus fundamentos normativos. Parte-se da hipótese de que os veículos jornalísticos estadunidenses utilizam historicamente abordagens menos ancoradas no valor do distanciamento (detachment) quando cobrem assuntos relacionados a outros países. Infere-se que a abordagem jornalística de lideranças políticas populistas ao redor do mundo que tangenciam o espectro da extrema-direita e o tratamento de temas que colocam os princípios constitucionais dos Estados Unidos em xeque (ainda que em outros países tais princípios jurídicos sejam distintos) despontam como tendências destacadas dos estudos contemporâneos sobre discursos metajornalísticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 M. P. da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.