Mídia e cultura esportiva:
o esporte na TV aberta do Brasil e dos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
mídia; cultura; esporte; Brasil; Estados Unidos.Resumo
Este trabalho busca investigar como a mídia influencia a construção social da realidade (Berger e Luckmann, 1966), potencializando a criação de uma cultura esportiva no Brasil e nos Estados Unidos por meio das telas. Para tanto, analisamos edições dos programas Esporte Espetacular, da TV Globo, e One Team: The Power of Sports, da NBC, assim como transmissões esportivas da programação televisiva dos dois países. A investigação tenta apontar similitudes e divergências na produção, circulação e consumo audiovisual esportivo, remontando novos fluxos culturais televisivos (Williams, 2016). Conjugamos a metodologia de revisão bibliográfica no campo da cultura (Hall, 2003; Kellner, 2001; e Bourdieu, 1989) com a Análise da Materialidade Audiovisual (Coutinho, 2016), estabelecendo interface entre cultura, esporte e audiovisual. Constatamos distinções entre o conceito de esporte no Brasil e nos Estados Unidos, refletindo na oferta de conteúdo e na visibilidade de diferentes esportes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Ana Paula Goulart de Andrade, Igor Vieira Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.