Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira

Autores/as

Palabras clave:

comunicação e música, política, gêneros musicais, afetos, conservadorismo.

Resumen

O trabalho tem como objetivo investigar as apropriações de diferentes gêneros musicais por militantes da direita radical brasileira. Para isso, analisamos vídeos de convocação para as manifestações populares de 15 de março de 2020. Propomos dois conjuntos de discussões: 1) o papel dos gêneros musicais enquanto construções sociais cujas relações afetivas constituem experiências e 2) disputas ocorridas  em torno do conceito de cultura popular articulando debates caros aos Estudos Culturais às discussões sobre distinção e capital cultural de Bourdieu (2007). Conclui-se que rock e música clássica têm sido utilizados para construir as narrativas políticas destes grupamentos políticos, em apropriações que materializam sentimentos associados ao nacionalismo e ao conservadorismo. 


Biografía del autor/a

  • Simone Evangelista Cunha, Universidade Federal Fluminense
    Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense
    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

04-09-2021

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3837. Acesso em: 25 nov. 2025.