Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira

Autores

  • Simone Evangelista Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Simone Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

comunicação e música, política, gêneros musicais, afetos, conservadorismo.

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar as apropriações de diferentes gêneros musicais por militantes da direita radical brasileira. Para isso, analisamos vídeos de convocação para as manifestações populares de 15 de março de 2020. Propomos dois conjuntos de discussões: 1) o papel dos gêneros musicais enquanto construções sociais cujas relações afetivas constituem experiências e 2) disputas ocorridas  em torno do conceito de cultura popular articulando debates caros aos Estudos Culturais às discussões sobre distinção e capital cultural de Bourdieu (2007). Conclui-se que rock e música clássica têm sido utilizados para construir as narrativas políticas destes grupamentos políticos, em apropriações que materializam sentimentos associados ao nacionalismo e ao conservadorismo. 


Biografia do Autor

Simone Evangelista Cunha, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

04-09-2021

Como Citar

CUNHA, S. E.; PEREIRA DE SÁ, S. Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3837. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos