Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024125pt

Palabras clave:

Metodologia, Públicos, Personas, Relações Públicas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo evaluar la posibilidad de unir las perspectivas metodológicas de construcción de personas e identificación y mapeo de audiencias en relaciones públicas. La investigación bibliográfica exploratoria-descriptiva abarco publicaciones nacionales e internacionales. El abordaje teórico relacionado com las audiencias trae autores que estudian el objeto, escriben sobre el concepto y la actividad. El enfoque en personas trae algunos de los autores más reconocidos en este tema. Consideró la calidad de la descripción de los procesos metodológicos de las referencias encontradas entre 2002 y 2020, en bases de datos como el portal de revistas CAPES y Google Scholar. El artículo concluye que la metodología de personas agrega valor a la actividad de identificación y mapeo de audiencias, ya que mejora y brinda mayor confiabilidad al proceso en términos de técnicas de recolección, análisis y presentación de datos.

Biografía del autor/a

  • Marina Rodrigues Martins, , , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora do Curso de Graduação em Relações Públicas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Comunicação e Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora Adjunta de Comunicação no curso de extensão CAPAGIIC-Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (UFRGS). Atuou como Professora substituta do Curso de Relações Públicas na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS entre os anos de 2019 e 2021. Pós-graduada em Marketing Digital, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela UNISINOS. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada a dados abertos de pesquisa em ecologia, metodologia de construção de personas e processo de identificação, mapeamento e classificação de públicos estratégicos para organizações, produtos e serviços, com foco em Relações Públicas.

Publicado

29-12-2024

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024125, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024125pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4562. Acesso em: 25 nov. 2025.