Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024125pt

Palavras-chave:

Metodologia, Públicos, Personas, Relações Públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a possibilidade de união das perspectivas metodológicas de construção de personas e de identificação e mapeamento de públicos em relações públicas. A pesquisa bibliográfica exploratório-descritiva abrangeu publicações nacionais e internacionais. O recorte teórico relacionado a públicos traz autores que estudam sobre o objeto, escrevem sobre o conceito e a atividade. O enfoque sobre personas traz alguns dos nomes mais reconhecidos nessa temática. Considerou a qualidade da descrição dos processos metodológicos das referências encontradas entre 2002 e 2020, em bases como o portal de periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O artigo conclui que a metodologia de personas agrega valor à atividade de identificação e mapeamento de públicos, pois aperfeiçoa e traz mais confiabilidade ao processo no âmbito das técnicas de coleta, análise e apresentação dos dados.

Biografia do Autor

Marina Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Curso de Graduação em Relações Públicas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Comunicação e Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora Adjunta de Comunicação no curso de extensão CAPAGIIC-Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (UFRGS). Atuou como Professora substituta do Curso de Relações Públicas na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS entre os anos de 2019 e 2021. Pós-graduada em Marketing Digital, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela UNISINOS. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada a dados abertos de pesquisa em ecologia, metodologia de construção de personas e processo de identificação, mapeamento e classificação de públicos estratégicos para organizações, produtos e serviços, com foco em Relações Públicas.

Publicado

29-12-2024

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, M.; ANDREA DE SOUZA VANZ, S. . Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024125, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024125pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4562. Acesso em: 4 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos