Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024125pt

Palavras-chave:

Metodologia, Públicos, Personas, Relações Públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a possibilidade de união das perspectivas metodológicas de construção de personas e de identificação e mapeamento de públicos em relações públicas. A pesquisa bibliográfica exploratório-descritiva abrangeu publicações nacionais e internacionais. O recorte teórico relacionado a públicos traz autores que estudam sobre o objeto, escrevem sobre o conceito e a atividade. O enfoque sobre personas traz alguns dos nomes mais reconhecidos nessa temática. Considerou a qualidade da descrição dos processos metodológicos das referências encontradas entre 2002 e 2020, em bases como o portal de periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O artigo conclui que a metodologia de personas agrega valor à atividade de identificação e mapeamento de públicos, pois aperfeiçoa e traz mais confiabilidade ao processo no âmbito das técnicas de coleta, análise e apresentação dos dados.

Biografia do Autor

  • Marina Rodrigues Martins, , , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora do Curso de Graduação em Relações Públicas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Comunicação e Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora Adjunta de Comunicação no curso de extensão CAPAGIIC-Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (UFRGS). Atuou como Professora substituta do Curso de Relações Públicas na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS entre os anos de 2019 e 2021. Pós-graduada em Marketing Digital, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela UNISINOS. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada a dados abertos de pesquisa em ecologia, metodologia de construção de personas e processo de identificação, mapeamento e classificação de públicos estratégicos para organizações, produtos e serviços, com foco em Relações Públicas.

Publicado

29-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024125, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024125pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4562. Acesso em: 25 nov. 2025.