Para explicar "˜el bosón de Higgs con manzanas'

Autores

  • María de los Angeles Miranda Bustamante
  • Bernardo Soria Ibacache

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1788

Palavras-chave:

Edutainment. Imprensa-Ciência. Imprensa-Tecnologia. Imprensa-Escrita. Notícias

Resumo

Este artigo aborda o desafio que o Jornalismo de Ciência e Tecnologia deve enfrentar na mídia impressa para atrair a atenção do público que, muitas vezes, é saturado de informações. Propomos o uso de edutainment, uma mistura de educação e entretenimento para fazer notícias com clareza e proximidade nesta área, procurando a ciência realmente torna-se um bem social. Depois de estudar este recurso em investigações anteriores nas publicações de jornais chilenos, propomos uma estratégia metodológica para analisar o uso de edutainment na imprensa de Ciência e Tecnologia, descrevendo categorias sobre páginas de conteúdo visual e textual que abordam o design, estratégias textuais e interatividade.

Biografia do Autor

  • María de los Angeles Miranda Bustamante

     Profesor del Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile. Encargada de la Línea de Comunicación Digital. E-mail: mmiranda@upla.cl

  • Bernardo Soria Ibacache
    Profesor y Director del Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile. E-mail: bernardo.soria@gmail.com

Downloads

Publicado

12-12-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Para explicar "˜el bosón de Higgs con manzanas’. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1788. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1788. Acesso em: 25 nov. 2025.